sábado, 24 de julho de 2010

O TRENZINHO EM CAMPINA GRANDE PARAIBA - Minha Estréia

Passei estes últimos quatro anos observando. Olhando o trem passar. As vezes insinuava segui-lo, mas, sempre tinha o pé no freio, segurando firme. Estranhamente, hoje acordei com a sensação de ter-lo pegado no sonho, em alguma estação remota. E de alguma forma, este trem me carregou no vagão da sua história, levado por mãos de navegantes (ou maquinistas, ou..) muito generosos. Me entregaram de mão beijada suas almas, e seus afetos. Sou grato a vida por este regalo. E agradeço a cada um pelo empenho de levar-me junto, da paciência em me ajudar a desenferrujar, de fazer de mim um motor que puxa esta maquina-alma, esta obra inspirada num dos mais entusiastas e convictos reinventores da identidade brasileira: Heitor Vila Lobos. Alias, uma identidade onde, até eu, sinto que me encaixo, que sempre fiz parte dela.

Ao irmão Simão, com quem terei o grande prazer de estreiar na terra que a viu nascer e partir, agradeço a confiança e o denodado esforço para devolverme a este trilho. À Moira que me ensina com resignada humildade a arte de reinventarse a cada dia, de reconstruir afetos. Ao Felipe pela empolgação diária, pela amável solidariedade de colega e de companheiro de viagem. À Negra Aline, por devolverme a cada passo a precisada dimensão da inocência, do sonho inquieto e perigoso do artista que é sabor do instável e do instante. À Fabiana por reintegrarme na confiança da possibilidade acertar e recriarme no erro.

"llegamos tarde los dos a nuestro encuentro en la vida. Tu vienes al comenzar y yo en la despedida..." Não sei se é ironia ou apenas uma inevitável faceta da vida, mas esta letra do Julio Iglesias, me desenha este instante com a Cléu. Não sei porque razão, mais é primeira vez que volto a escrever, aqui depois das boas vindas a esta irmã no grupo, numa postagem que intitulei "Chorar e rir ao mesmo tempo" e hoje estou partilhando esta viagem, com o fatal sabor da despedida. Bem sei que em muitas encruzilhadas a vida define nossos caminhos e advogo seja um caminho, ou um trilho, que "leve para o mundo tudo isso que aprendemos juntos".

À minha amada companheira, mulher, amiga e hoje diretora Letícia: confesso que tive muito medo de enfrentar esta empresa, muito mais por saber de minhas limitações, de minhas travas ontológicas e homéricas, no fundo, talvez apenas insegurança de macho, temendo mostrar fragilidade e desiludir. Mas, agoura, afirmo que não houve maior alegria, ao ter certeza que entreguei minha alma à mão certa, tanto para o palco, tanto para vida, sem receio de ser guiada na sua andança por qualquer caminho. Obrigado por oferecerme, generosamente, a alma sábia e visionaria que habita em você.

Agradeço também a todos que passaram por este trem e deixaram suas pisadas por estes trilhos, e prometo a todos, que deixaram habitar a alma do Sildnei neles, o deixarei vivo e defenderei como um vivo luta pela vida. Como extensão de minha promessa faço minhas, o pedido do grande poeta, Mario Benedetti, como princípio e como norte.



DEFEÇA DA ALEGRIA

Defender a alegria como uma trincheira
defender do escândalo e da rotina
da miséria e dos miseráveis
das ausências transitórias
e as definitivas

defender a alegria como um princípio
defender do pasmo e dos pesadelos
dos neutros e dos nêutrons
e das doces infâmias
e os graves diagnósticos

defender a alegria como uma bandeira
defende-la do raio e da melancolia
dos ingênuos e dos canalhas
da retórica e da paradas cardíacas
das endemias e as academias

defender a alegria como um destino
defende-la do fogo e dos bombeiros
dos suicidas e dos homicidas
das férias e do cansaço
da obrigação de estar alegre

defender a alegria como uma certeza
defender do óxido e da sarna
da famosa pátina do tempo
do relento e do oportunismo
dos proxenetas do riso

defender a alegria como um direito
defende-la de deus e do Inverno
das maiúsculas e da morte
dos sobrenomes e das lastimas
do azar
                e também de alegria

Um comentário:

Simão Cunha disse...

Blas, assim como você, agradeço pelo empenho de todos em defender esta grande ALEGRIA que estou desfrutando, levando o meu trabalho suado e honesto ao meu povo, meu sofrido povo paraibano. Também prometo que defenderei o Solemar, grande carioca que me ensina a ser mais sensível, mais musical. A esse lindo Trem da Vida que me renova e me faz ter mais certeza de que a escolha que fiz é a certa. E você meu imão latino americano, que tem uma das maiores almas que conheci, MUITO OBRIGADO!!!