terça-feira, 18 de maio de 2010

Nosso trem na CAIXA CULTURAL de Rio de Janeiro

Assessoria de Marketing: Sheila Fonseca

Introduzir a cultura popular no processo educativo com o apoio de pais e professores. É o que pretende o projeto teatral Trenzinho do Caipira - Projeto Villa Lobos para crianças de todas as idades.

O evento, organizado pela curitibana Cia. do Abração, reúne espetáculo teatral, oficina de teatro gratuita para crianças e palestra para educadores, arte-educadores e público adulto em geral. A temporada começa no próximo sábado, dia 22, e acontece no Teatro Nelson Rodrigues, espaço da Caixa Cultural, na Avenida Chile, 230, no Centro do Rio. Vai até o dia 30 de maio.

A peça propõe uma imersão no universo lúdico infantil cuja trajetória é conduzida sob o olhar de Villa-Lobos. A construção do espetáculo baseia-se ainda em reminiscências da tradição folclorista, das cantigas de roda, e sons da natureza presentes no inconsciente de todos nós.

“O Público irá embarcar em uma viagem com o nosso trem que na verdade começa quando termina o espetáculo. O nosso trem propõe uma viagem sem data para acabar, levando música, arte e sensibilidade, numa trajetória sempre inesperada, e levar o Trenzinho do Caipira ao Rio de Janeiro é ir de encontro com um pedacinho muito alegre do Brasil. Na nossa história, um dos personagens, o Solemar, é carioca, representa o Sol no sentido de iluminação, afeto e também da nota Sol da escala musical.” conta Letícia Guimarães, diretora e co-autora do espetáculo.

Composto de encenação, música, coreografia e animação de objetos do cotidiano, o espetáculo mapeia um Brasil musical, contando a história de seis personagens, de diferentes regiões do país, que simultaneamente recebem uma misteriosa carta de Villa-Lobos convidando-os para uma viagem de trem, provocando um encontro que muda completamente suas vidas.

O projeto apresenta ainda uma programação variada, que atinge a diversos públicos como crianças, adultos, professores, educadores e interessados na temática do teatro infantil.

Na oficina “Ludicidade no teatro para crianças”, o público infantil de 8 a 13 anos poderá praticar as vivências teatrais desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas Cênicas da Cia. do Abração, com técnicas corporais lúdicas de Contação de Histórias e Animação de Objetos, presentes na prática do Teatro para Crianças da companhia. Serão desenvolvidos jogos dramáticos, exercícios de percepção espacial, sonora e corporal; além de improvisação e construção de cena.

"A palestra “O teatro para crianças e a arte educação” será uma oportunidade de compartilhar nosso pensamento com o público carioca sobre esta arte tão especial que às vezes é desacreditada, caindo muitas vezes no preconceito de ser uma ‘arte menor’, quando, ao contrário, exige de seus fazedores um refinamento técnico, artístico e intelectual, para superar e surpreender as expectativas de um público exigente e sincero em suas manifestações.” diz Letícia.

A Cia. do Abração é um espaço de arte e cultura, que há 10 anos atua em Curitiba e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatrais para todas as idades, com desenvolvimento de dramaturgia própria difundida através de espetáculos de repertório da Cia. Além da dança e das artes visuais, trabalha e estuda as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

SOBRE O EVENTO:

O Trenzinho do Caipira – Espetáculo teatral para crianças de todas as idades

Temporada: 22 a 30 de maio.
Horário: Dias 22, 23, 29 de maio, às 15h e dia 30 de maio, às 11h e às 15h.

Dia 22 palestra ‘O Teatro para Crianças e a arte-educação’, às 14h30min.
Dia 29 Oficina ‘Ludicidade no Teatro para crianças’ das 9h30min às 11h30min. Inscrições para oficina abracao@ciadoabracao.com.br

Local: Teatro Nelson Rodrigues – Caixa Cultural – Av. Chile 230, Centro, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: (21) 2262-8152

Capacidade: 388 pessoas.

Ingresso para o espetáculo: R$10,00 inteira e R$5,00 meia.

Palestra e oficina com entrada franca
Duração: 50 minutos
Elenco: Cleo Cavalcantty, Paulo Matos, Moira Albuquerque, Felipe Custódio, Aline da Silva, Simão Cunha.
Produção: Cia. do Abração
Direção: Letícia Guimarães
Direção Musical: Octávio Camargo
Texto: Criação Coletiva sob supervisão de Letícia Guimarães
Coreografia: Fabiana Ferreira
Cenografia: Cristine Conde
Figurino: Cristine Conde
Sonoplastia: Maurício Vogue
Iluminação: Anry Aider
Fotografia: Elenize Dezgeniski
Classificação indicativa: Livre, especialmente recomendada para crianças.

Nenhum comentário: